NOTÍCIAS




No mês de maio, Papa pede orações pelos fiéis leigos



Pedido de oração do Santo Padre para o mês de maio vai ao encontro do Ano do Laicato vivido atualmente pela Igreja no Brasil.

Os leigos estão no foco da intenção de oração do Papa Francisco para o mês de maio; o vídeo com as intenções do Santo Padre foi divulgado nesta quinta-feira, 3. Segundo o Santo Padre, os leigos estão na linha de frente da vida da Igreja, sendo testemunhas sobre a verdade do Evangelho e exemplos de expressão da fé na prática da solidariedade.

“Agradecemos pelos leigos que arriscam, que não têm medo e que dão motivos de esperança aos mais pobres, excluídos e marginalizados”, expressou o Papa. O Pontífice seguiu pedindo orações para que os fiéis leigos continuem realizando a missão específica que receberam no Batismo, colocando a criatividade a serviço dos desafios do mundo atual.

O pedido de oração do Santo Padre vai ao encontro do Ano do Laicato vivido atualmente pela Igreja no Brasil. O período é dedicado ao despertar dos cristãos leigos e leigas quanto à sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, incentivando ao compromisso como testemunhas do Evangelho e como membros efetivos da Igreja, participando da vida eclesial e da ação pastoral.


Humberto Pazzanese 





----------------------------------------------------------------------------------------------------

Multidão acompanha posse do novo Bispo da Diocese de Garanhuns



Posse do Bispo de Garanhuns
A Diocese de Garanhuns recebeu, neste domingo, 23, uma grande multidão que acompanhou com fé e muita animação a Posse Canônica de seu 11º Bispo, Dom Paulo Jackson Nóbrega Souza.
Após caminhar com os fiéis de todas as paróquias que o aguardavam na Av. Santo Antônio, Dom Paulo Jackson foi recebido pelas principais autoridades religiosas, políticas e militares, do Regional NE 2 da CNBB, do Estado de Pernambuco, da Diocese e da cidade de Garanhuns.

Após o ato civil de Posse Canônica, o novo bispo de Garanhuns foi recebido e aclamado pelo povo que o aguardava na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos onde presidiu a Celebração Eucarística, sendo a mesma concelebrada por arcebispos, bispos e sacerdotes de várias dioceses e regionais.
Dom Paulo dirigiu uma palavra de gratidão aos seus formadores, relembrando às suas origens como filho do Regional NE2 da CNBB através do Seminário da Paraíba. Poética e Profeticamente expressou a sua emoção em viver o misto de susto e de alegria ao ser nomeado Bispo desta Diocese. Nas lúcidas e sábias palavras que dirigiu ao povo reunido, podemos perceber o fervor apostólico que o impele a pastorear este rebanho há nove meses sem pastor.

A chegada do novo Bispo em Garanhuns é um marco de esperança e fé para os cristãos católicos da região. Tendo assumido oficialmente a sua missão episcopal, Dom Paulo inicia, já no dia seguinte, uma agenda de compromissos pastorais na Cúria Diocesana bem como nas Paróquias da Diocese.

Autoridades políticas como o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e o governador do estado, Paulo Câmara, prestigiaram a posse de Dom Paulo Jackson.

Fonte: AOR


----------------------------------------------------------------------------------------------------


Padre Victor será o primeiro Beato afrodescendente do Brasil


Padre Victor

Três Pontas (RV) – A Igreja de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, está em festa. Em 14 de novembro, após vinte anos de espera, será beatificado o Padre Francisco de Paula Victor, filho de escravos. O anúncio da data de beatificação foi dado pelo Bispo da Diocese de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, após ter recebido o “nada consta” do Vaticano. O Padre Victor, como é chamado, se tornará assim o primeiro beato afrodescendente do Brasil. O Papa Francisco havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos em 5 de junho passado a promulgar o Decreto concernente ao milagre atribuído à intercessão de Francisco de Paula Victor. 

Francisco de Paula Victor, segundo o site postulazionecausesanti.it, nasceu em 12 de abril de 1827 na Vila da Campanha da Princesa (MG). Filho da escrava Lourença Justiniana de Jesus, teve como madrinha de batismo a própria patroa, Marianna de Santa Bárbara Ferreira. Mesmo tendo começado o trabalho de alfaiate, o sonho de Victor era ser sacerdote, um sonho proibido para ele, a ponto de se dizer que caso se tornasse sacerdote “às galinhas cresceria os dentes”.

Eram os duros e trágicos tempos do regime escravocrata e aos escravos não era somente proibido acesso a qualquer cargo público civil, mas também eclesiástico. Aos escravos era até mesmo proibido estudar. A aspiração de Victor encontrou uma inesperada reviravolta, com a ajuda da madrinha-patroa e na determinação de Dom Antonio Vicoso, Bispo de Mariana, abolicionista convicto, que apoiou o jovem de forma irrestrita.

Hostilidades no Seminário

Tendo sido iniciado nos estudos pelo velho pároco de Campanha, Padre Antonio Felipe de Araújo, Victor foi admitido no Seminário de Mariana. Lá suportou com paciência as hostilidades e as discriminações dos outros seminaristas a ponto de ser tornar seus servidores. Um deles escreveu que, não obstante tudo, “Victor esperava, esperava sempre”. Com a sua humildade e determinação até o fim, Victor conquistou a simpatia de todos. Superados com um indulto todos os impedimentos canônicos, foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1851. Grande parte dos brancos, no entanto, não aceitavam que um ex-escravo negro pudesse ser um padre e rejeitavam até mesmo receber dele a comunhão. Assim, quando, em 18 de junho do ano sucessivo foi mandado a Três Pontas como vice-pároco, houve um grande desconcerto e não poucas reservas por parte da população. A humildade e a paciência, com o apoio vigoroso de um amor total por Jesus Cristo, levaram o Padre Victor não somente a ser aceito, mas até mesmo a ser “idolatrado” por seus paroquianos. Foi Pároco de Três pontas por mais de cinquenta anos, ou seja, até a sua morte ocorrida em 23 de setembro de 1905. Foi sepultado na sua igreja paroquial onde, em 1999, se procedeu ao reconhecimento canônico e os restos mortais foram depositados em um novo sarcófago.

Padre Victor foi responsável pela construção do Colégio Sagrada Família, onde foi também professor. O Colégio tinha um objetivo preciso: iniciar nos estudos pobres e ricos, brancos e negros, convencido de que a cultura, aliada à fé, poderia fundar uma nova sociedade, unida e fraterna. Padre Victor, além disto, construiu a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, a maior de Minas Gerais. Dele se recorda a caridade que o caracterizou, em modo particular, vivendo pessoalmente em pobreza absoluta. O diabo o temia como exorcista, a ponto de chama-lo de “aquele negro feio dos lábios pronunciados”. A herança espiritual e cultural deixada por Padre Victor constitui a peculiaridade de Três Pontas e dos territórios limítrofes e grande é a veneração que os fieis lhe tributam na expectativa de que seja reconhecido oficialmente pela Igreja como “o santo das causas impossíveis”. 

Fonte: Rádio Vaticano


----------------------------------------------------------------------------------------------------

CNBB abre inscrições para Prêmios de Comunicação 2016

Criado há 48 anos, durante o período militar no Brasil, os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) buscam estabelecer diálogo com a cultura e a sociedade.

A edição de 2016 está com inscrições abertas até 31 de dezembro, para as categorias: cinema, rádio, televisão e imprensa. Podem se inscrever profissionais e veículos de comunicação das diferentes áreas, de acordo com as normas previstas no regulamento de cada premiação.

Os prêmios são promovidos, a cada dois anos, pela Conferência dos Bispos, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nesta edição serão escolhidos os melhores trabalhos produzidos entre 2014 e 2015, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, programada para abril de 2015, em Aparecida (SP).

Valorização

O processo de seleção das obras tem novidades e contará com participação de uma comissão de bispos da CNBB. A primeira fase da escolha das produções será realizada por um júri técnico composto por profissionais e docentes da Comunicação. Posteriormente, a comissão de bispos classificará os melhores trabalhos para premiação.

“O principal objetivo dos Prêmios de Comunicação é o diálogo com a sociedade e todas as instâncias. Por isso, não são necessariamente produções religiosas que serão avaliadas, mas trabalhos que retratem valores construtivos e humanitários. Queremos valorizar e colocar em evidência o trabalho feito por tantas pessoas, com bons resultados, porém muitas vezes desconhecidos”, explica o assessor da Comissão para a Comunicação, padre Antonio Xavier Batista.

O sacerdote recorda, ainda, que se trata de uma importante iniciativa de incentivo e reconhecimento das melhores produções. “No final todos ganham, pois há um esforço de produzir materiais cujo objetivo é a formação humana baseada nos valores cristãos”, disse.

Reconhecimento

De acordo com a organização, os Prêmios de Comunicação nasceram com a proposta de “reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se empenhavam em produzir obras que dignificavam o ser humano como protagonista e sujeito da história na área da Comunicação. Este foi o olhar de esperança da Igreja no Brasil para com os produtores e profissionais da comunicação, durante o longo período de repressão Militar”.

O prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos, criado em 1967. Já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens. A premiação é reconhecida pelos cineastas e produtores nacionais como Walter Salles, Silvio Tendler, Castro Alves, Josué de Castro, Roberto Farias, Leon Hirszmann, João Moreira Salles, entre muitos outros.

Em 2008, a presidência da CNBB entregou ao papa emérito Bento XVI as estatuetas dos prêmios Margarida de Prata para o cinema, Dom Helder Câmara para a imprensa, Microfone de Prata para o rádio e Clara de Assis para a televisão. Esse presente foi colocado no Museu do Vaticano.

Inscrição e editais

Confira os regulamentos de cada prêmio:

Margarida de Prata para o cinema

Microfone de Prata para o rádio

Clara de Assis para a televisão

Dom Hélder Câmara para a imprensa

Inscrição: http://premioscomunicacao.cnbb.org.br

Conheça os prêmios

- 12º Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi criado em 2002. Tem por objetivo premiar profissionais da mídia impressa, cujas reportagens mostrem em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos, visando à construção da cidadania e da cultura da paz.

- 9º Prêmio Clara de Assis para a Televisão foi criado em 2005. Tem por objetivo premiar programas televisivos nacionais, produzidos e exibidos por emissoras comerciais, educativas ou comunitárias brasileiras e que trazem em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos.

- 45º Prêmio Margarida de Prata foi criado em 1967 pela Central Católica de Cinema, no âmbito do então Secretariado de Opinião Pública da CNBB. Tem por objetivo premiar as produções nacionais do cinema brasileiro, obras que apresentem em suas temáticas e artística valores humanos, éticos e espirituais.

- 23º Prêmio Microfone de Prata foi criado em 1989. Tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana.

Fonte: CNBB


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura firma parceria para transformar lixo do Mercadão em adubo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com a empresa Eco Trade Ambiental para implantar o projeto de compostagem do lixo orgânico produzido pelo Mercadão, principal mercado público da cidade. Nessa terça-feira (10/03), representantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Superintendência de Abastecimento estiveram reunidos com a empresa para discutir os últimos detalhes para a execução do projeto. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM). Também houve uma visita técnica ao mercado.



Na primeira etapa, serão distribuídos nas ruas do Mercadão 40 coletores, cada um com capacidade de 120 litros, para depósito de lixo orgânico (restos de alimentos, verduras, frutos). O lixo coletado nesses recipientes será levado diariamente para um único coletor instalado fora do espaço, uma forma de diminuir os insetos e manter o mercado limpo. Na segunda etapa, a Eco Trade coletará periodicamente esses resíduos para transformá-lo em adubo orgânico, que será distribuído a agricultores familiares indicados pela Superintendência de Desenvolvimento Rural.




O secretário de Meio Ambiente, André Morais, enfatizou a importância desse projeto. “O município do Cabo ganha e muito com essa parceria para que possamos gerir da melhor forma os resíduos orgânicos produzidos pelo Mercadão. O prefeito Vado tem se preocupado com a gestão dos resíduos sólidos”, ressaltou o secretário.
“Com a implantação desse projeto, o lixo orgânico desse mercado, que atualmente é descartado no aterro sanitário, vai agora servir para a agricultura familiar do município e vai também estar atendendo a lei de N° 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou o diretor comercial da Eco Trade Ambiental, Elmatan Araújo. “Será feito o estudo da área e em 30 dias os coletores começarão a ser instalados”, disse. “Essa parceria vai trazer muitos benefícios para o Mercadão. Quem frequenta a feira vai perceber as mudanças e melhorias”, concluiu o superintendente de Abastecimento, Clodovaldo Cavalcanti.


Fonte: Secom/Cabo



----------------------------------------------------------------------------------------------------

Papa aos doentes: oferecer sofrimentos e orações pela paz

A meio da tarde de sábado, dia 21 de março, o Papa Francisco, na sua visita a Nápoles, esteve na Igreja de Gesù Nuovo, no centro da cidade, onde se encontrou com as pessoas doentes.

Nas palavras que lhes dirigiu o Santo Padre disse que “as pessoas que vivem em maiores condições de fragilidade são as primeiras destinatárias da Boa Nova do Reino de Deus”.

Recordou ainda que naquela Igreja repousam os restos mortais de um santo médico, S. Giuseppe Moscati, que viveu de modo exemplar a Palavra de Jesus: ele sabia ver, nos enfermos que se dirigiam a ele, não apenas alguém que precisava de cuidados, mas alguém que precisava de ajuda e de conforto.

O Papa Francisco referiu, assim, que hoje em dia é precisa uma “humanização da medicina”. Por isso, convidou todos a ampliarem as obras de misericórdia, como o Bom Samaritano, saindo pelas ruas e a visitarem Jesus na pessoa dos sofredores.

No final o Papa Francisco convidou os presentes a rezarem pelas pessoas mais necessitas, pela paz e pela Igreja e disse-lhes para oferecerem a Deus os seus sofrimentos pela harmonia e pela reconciliação no mundo.


Fonte: Rádio Vaticano

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Oficina de foto na Nossa Senhora Rainha da Paz

No domingo 15 de março de 2015 foi realizada a oficina de foto na Matriz da paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, com a participação dos jovens da paróquia. Com início as 9 horas foi ministrada por Cidicleiton Luiz ou Cid, morador de Tururu convidado da Pastoral da Juventude e um dos fundadores do Coletivo Força Tururu (CFT).
Público assistindo a palestra Foto: PASCOM


O objetivo da oficina foi orientar e ensinar os tipos de fotos que devem ser tiradas nos vários momentos de nosso dia.

Como devem fazer com a luminosidade e velocidade para que tenhamos a foto ideal, pois fotografar nada mias é do que retratar as cenas da vida.

Nosso palestrante, Cidicleiton Zumba, 27 anos, desenvolveu atividades como arte-Educador de Dança no Instituto Pró-Cidadania, parceiro dos governos Estadual e Federal no desenvolvimento do Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) do Ministério da Justiça. Instrutor de cultura no centro da juventude cajueiro seco do governo do estado no projeto vida nova. Foi oficineiro de Dança Street Dance – Breack do Programa Escola Aberta do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e em parceria com a UNESCO. Animador cultural no Programa de Animação Cultural (PROAC), Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes.
Cid Zumba Foto: PASCOM


Engajado nas questões sociais e comunitárias, principalmente as que envolvem a luta pela não violência e defesa dos jovens, é participante ativo dos movimentos sociais, encontros, seminários, fóruns e congressos. foi delegado do Fórum de Juventude de Pernambuco (fojupe). E esteve no III e IV Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e é representante regional da mesma.

Estudioso e apaixonado por artes cênicas 2 (dança) participou de vivencias em dança Contemporânea e Popular e Expressão Corporal, ministrado pela ONG Coletivo Mulher Vida,

Na área social fez Curso de Iniciação de Educador Social (COLETIVO MULHER VIDA), Curso de Gestão de Projetos Sociais (FCAP) Curso de Formação Continuada (Pastoral da Juventude do Meio Popular) e Curso de Organização e Desenvolvimento Comunitário.

É integrante do grupo Coletivo Força Tururu, um grupo de jovens que moram, se encontram e desenvolvem atividades no campo do áudio visual na comunidade do Tururu, no Janga, Paulista/PE. Desenvolve ações de cidadania, educação ambiental e atividades culturais através de videos e fotos feitas na comunidade que mostram realidades positivas e negativas tendo como principal bandeira de luta a campanha contra violência e extermínio da juventude. Desde de 2012 esta desenvolvendo atividades em parcerias com a Caritas Alemã e Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) PB, no projeto Fotocomunicação que tem o objetivo de iniciar o que se chama de observatório de comunidades.

Pascom PRP

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Início da Escola de Fé



Padre Gustavo Vila Verde  Foto: PASCOM
Com aula inaugural ministrada pelo Padre Gustavo,no sábado 14 de março de 2015, iniciou-se a Escola de Fé na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, tendo como objetivo, o de transmitir os conhecimentos da Palavra do Senhor e os ensinamentos da Bíblia para as pessoas da comunidade.
Nesse primeiro encontro, foram feita as apresentações dos alunos bem como o conteúdo pragmático do curso.


Comunidade paroquial  Foto: PASCOM
Alunos na aula inaugural  Foto: PASCOM


Na aula inaugural dada pelo Padre estiveram presentes os seminaristas e a comunidade representada por 18 pessoas com o objetivo de aprender e serem orientadas para o crisma que irão receber. Serão aulas aplicadas pelo Padre Gustavo e os Seminaristas Joatan e Tony e realizadas todos os sábados com duração de 2 horas com início previsto para às 16:00.















Pascom PRP


----------------------------------------------------------------------------------------------------


Governo Municipal firma parceria com Paixão de Cristo de Pontezinha


Prefeito Vado, secretários e comissão da paróquia
Foto: João Barbosa 

Buscando fortalecer parcerias para a realização espetáculo Paixão de Cristo de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, representantes da Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz se reuniram com o prefeito Vado, na manhã desta sexta-feira (06/03). O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), e contou com a participação dos secretários de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, de Programas Sociais, Ronaldo Santos, e da comissão da paróquia Padre Gustavo, Lígia Santos (diretora do grupo teatral), Humberto Pazzanese (PASCOM) e Saulo (finanças).

Dentre as solicitações feitas pelo grupo, estava o apoio para a realização do espetáculo, que deixou de ser promovido há cinco anos. “Queremos uma parceria para retomar integralmente o evento para a comunidade de Pontezinha”, declarou o vigário da Paróquia, Luiz Gustavo.

O prefeito Vado assegurou o apoio para a realização do espetáculo e comentou a importância do evento. “Sabemos do valor que a encenação da Paixão de Cristo traz para o segmento tanto católico, quanto evangélico. É um momento de vivermos a paz e agradecer por tudo”, destacou. O espetáculo acontecerá nos dias 03 e 05 de abril, na quadra da Paróquia, às 19h.


Na ocasião foi conversado sobre a restauração da praça em frente a igreja, os ônibus que nela param e vendedores os ambulantes.

Pascom PRP


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Um Ano de papa Francisco

Um ano se passou desde aquele simples "boa noite" que comoveu o mundo. O arco de 12 meses, assim entendidos – não só para a vida da Igreja – custa para conter a grande quantidade de novidades e os muitos sinais profundos da inovação pastoral de Francisco. Estamos em uma salinha de Santa Marta. Uma única janela dá para um pequeno pátio interno que descerra um minúsculo canto de céu azul. O dia está belíssimo, primaveril, quente. O papa sai de repente, quase de súbito, de uma porta, e tem um rosto relaxado, sorridente. Olha divertido para os muitos gravadores que a ansiedade senil de um jornalista colocou sobre uma mesa. "Funcionam? Sim? Bom".

A reportagem é de Ferruccio De Bortoli, publicada no jornal Corriere della Sera, 05-03-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis a entrevista.

O balanço de um ano?

Não, os balanços não lhe agradam. "Eu os faço apenas a cada 15 dias, com o meu confessor."

O senhor, Santo Padre, de vez em quando, telefona para quem lhe pede ajuda. E às vezes não acreditam no senhor.

Sim, isso aconteceu. Quando alguém telefona, é porque tem vontade de falar, uma pergunta a fazer, um conselho a pedir. Como padre em Buenos Aires, era mais simples. E para mim continua sendo um hábito. Um serviço. Eu sinto isso dentro de mim. Certamente, agora não é tão fácil fazer isso, dada a quantidade de pessoas que me escrevem.

E há um contato, um encontro que recorda com afeto particular?

Uma senhora viúva, de 80 anos, que havia perdido o filho. Ela me escreveu. E agora eu lhe dou uma telefonadinha a cada mês. Ela está feliz. Eu sou padre. Eu gosto.

As relações com o seu antecessor. Nunca pediu algum conselho a Bento XVI?


Sim. O Papa Emérito não é uma estátua em um museu. É uma instituição. Não estávamos acostumados. Sessenta ou setenta anos, o bispo emérito não existia. Veio depois do Concílio. Hoje, é uma instituição. A mesma coisa deve acontecer para o Papa Emérito. Bento XVI é o primeiro, e talvez haverá outros. Não sabemos. Ele é discreto, humilde, não quer perturbar. Falamos a respeito e decidimos juntos que seria melhor que ele visse pessoas, saísse e participasse da vida da Igreja. Uma vez, ele veio aqui para a bênção da estátua de São Miguel Arcanjo, depois ao almoço em Santa Marta, e, depois do Natal, eu lhe dirigi o convite de participar do Consistório, e ele aceitou. A sua sabedoria é um dom de Deus. Alguns gostariam que ele se retirasse para uma abadia beneditina longe do Vaticano. Eu pensei nos avós que, com a sua sabedoria, os seus conselhos, dão força à família e não merecem acabar em uma casa de repouso.

O seu modo de governar a Igreja pareceu-nos isto: o senhor ouve todos e decide sozinho. Um pouco como o geral dos jesuítas. O papa é um homem sozinho?

Sim e não. Eu entendo o que você quer me dizer. O papa não está sozinho no seu trabalho, porque está acompanhado e é aconselhado por muitos. E seria um homem sozinho se decidisse sem ouvir ou fingindo ouvir. Mas há um momento, quando se trata de decidir, de colocar uma assinatura, em que está sozinho apenas com o seu senso de responsabilidade.

O senhor inovou, criticou algumas atitudes do clero, sacudiu o Curia. Com alguma resistência, alguma oposição. A Igreja já mudou como o senhor gostaria há um ano?

Em março passado, eu não tinha nenhum projeto de mudança da Igreja. Eu não esperava essa transferência de diocese, digamos assim. Comecei a governar tentando colocar em prática o que havia surgido no debate entre cardeais nas várias Congregações. No meu modo de agir, espero que o Senhor me dê a inspiração. Dou-lhe um exemplo. Falou-se do cuidado espiritual das pessoas que trabalham na Cúria, e começaram-se a fazer retiros espirituais. Devia-se dar mais importância aos Exercícios Espirituais anuais: todos têm o direito de passar cinco dias em silêncio e meditação, enquanto antes, na Cúria, ouviam-se três pregações por dia, e depois alguns continuavam trabalhando.

A ternura e a misericórdia são a essência da sua mensagem pastoral...

E do Evangelho. É o centro do Evangelho. Caso contrário, não se entende Jesus Cristo, a ternura do Pai que o envia para nos ouvir, para nos curar, para nos salvar.


Mas essa mensagem foi compreendida? O senhor disse que a franciscomania não vai durar muito tempo. Há algo na sua imagem pública que não lhe agrada?

Eu gosto de estar entre as pessoas, junto com quem sofre, ir às paróquias. Não me agradam as interpretações ideológicas, uma certa mitologia do Papa Francisco. Quando se diz, por exemplo, que ele sai de noite do Vaticano para ir dar de comer aos sem-teto na Via Ottaviano. Isso nunca me veio à mente. Sigmund Freud dizia, se não me engano, que em toda idealização há uma agressão. Pintar o papa como uma espécie de super-homem, uma espécie de estrela, parece-me ofensivo. O papa é um homem que ri, chora, dorme tranquilo e tem amigos, como todos. Uma pessoa normal.

Nostalgia pela sua Argentina?

A verdade é que eu não tenho nostalgia. Gostaria de ir encontrar a minha irmã, que está doente, a último de nós cinco. Gostaria de vê-la, mas isso não justifica uma viagem à Argentina: eu a chamo pelo telefone, e isso basta. Não penso em ir antes de 2016, porque na América Latina eu já fui ao Rio. Agora tenho que ir para a Terra Santa, para Ásia e depois para a África.


Pascom PRP


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Formação do ECC


No dia 19 de fevereiro, na paróquia  Nossa Senhora Rainha da Paz, aconteceu a primeira reunião para a formação do 1º ECC que será realizado nos dias 24 a 26 de julho em nossa comunidade.
Presentes nesse primeiro encontro o Pe. Adriano Chagas Diretor Espiritual da Arquidiocese de Olinda e Recife, o casal arquidiocesano Valdo e Marta, o casal do vicariato Severino e Elsa e da nossa comunidade Pe. Gustavo Valdir, Ricardo, Aguinaldo, Orlando, Irlan, Kenedy, acompanhados de suas esposas além de Simone e Cleide cujo os maridos no dia não puderem estar presentes.Nessa reunião foram debatidos assuntos relativos a formação do 1º ECC.

Numa entrevista concedida PASCOM no dia, antes do início da reunião, Pe. Adriano conversou sobre o que é ECC e nos explicou que:

  • Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um trabalho religioso voltado a casais e à instituição do matrimônio. Tradicionalmente ocorre em um final de semana, iniciando na sexta-feira à noite, incluindo-se todo o dia do sábado e encerrando no domingo à noite. Marido e mulher têm a oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida conjugal. Palestras, depoimentos e dinâmica de grupos fazem parte do processo.
  • Teve início em 1970, na cidade de São Paulo, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia. Seu fundador foi o Pe. Alfonso Pastore. Atualmente é programa oficial de diversas denominações cristãs, com destaque aos ECC's da igreja Católica, Batista, Adventista,Quadrangular e Presbiteriana.
  • Com variantes em seu nome, também é conhecido como Renovação de Casais com Cristo (RCC).

Informou quem pode participar:
  • casais que sejam casados no civil e no religioso ou somente num deles, desde que haja esperança de que realizem o outro;
  • casais não casados desde que não haja impedimento para o casamento religioso;
  • católicos casados com evangélicos, ou evangélicos por tradição que não vivam a sua fé.
E nos explicou a sua função:
  • Despertar casais, para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica;
  • Inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges, ajudar o casal a dialogar e a compreender melhor os filhos, a fim de que a família, "célula primária e vital da sociedade", possa formar a pessoa humana integralmente;
  • Levar os casais da Paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-Encontro, dar-lhes motivação para se engajarem. Acolhê-los, daí em diante, é missão das pastorais paroquiais e não mais do ECC, que é apenas um serviço;
  • Colocar os casais, que já receberam muito da Igreja, a serviço da grande maioria de casais das Paróquias que não receberam quase nenhuma formação cristã e apostólica.
  • Procurar os casais afastados, amá-los e posicioná-los; dar-lhes uma visão de sua razão de ser, como célula vital da humanidade; abrir-lhes um caminho de comunhão fraterna na comunidade paroquial e possibilitar-lhes a corresponsabilidade no serviço pastoral;
  • Criar a convivência fraterna nas Paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC;
  • Participar do ECC o casal, não para trabalhar nos outros Encontros, mas para viver uma vida familiar cristã, assumir tarefas na Comunidade, integrar-se totalmente na Pastoral Paroquial e ser instrumento de Deus na Sociedade.
  • Despertar o casal para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos, conscientizando-os de que cada família "é sementeira de vocação".
Ao Pe. Adriano das Chagas, pároco da paróquia de Boa Viagem "Rosário de Fátima", o nosso muito obrigado pela entrevista a PASCOM, uma pessoa super alto astral e muito descontraída, cativando a todos presentes na matriz da Rainha da Paz.

Pascom PRP


----------------------------------------------------------------------------------------------------


Campanha da Fraternidade 2015

Terminou o carnaval e na quarta feira de cinzas 18 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano terá o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. A cerimônia teve às 10h45 e foi transmitida ao vivo, direto da sede da instituição, em Brasília, pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Durante a cerimônia, foi divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2015.
Segundo a CNBB, a campanha da fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e a missão dos cristão e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Quem presidiu a cerimônia do anúncio da Campanha da Fraternidade 2015 foi o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Estiveram presentes representantes do governo e de entidades da sociedade civil, além do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, e da secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke.


Pascom PRP

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita a Matriz da Luz

No dia 06 de fevereiro, a comunidade paroquial de Pontezinha foi visitar a Matriz da Nossa Senhora da Luz em São Lourenço da Mata, para comemorar o aniversário de 475 anos da igreja. São 475 anos de devoção a Nossa Senhora que já realizou muitos pedidos e ajuda para seus filhos da cidade.

Na presença de Pe. Davi Gonçalves (Administrador Paroquial), Pe. Gustavo Vila Verde (Administrador Paroquial da paroquia Nossa Senhora Rainha da Paz) celebrou a missa. Na ocasião a Igreja da Matriz da Luz estava lotada com a presença da comunidade local junto com alguns paroquianos de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Parabéns Pe. Davi, pela bela festa realizada em sua comunidade e que " A Luz verdadeira que ilumina todo homem" permaneça iluminando toda a sua comunidade e principalmente ao senhor para continuar a divulgar as palavras de Jesus.

Pascom PRP

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Chegada de seminarista

No sábado dia 31 de janeiro na missa de 19:30h, nossa paróquia matriz foi agraciada com a chegada do nosso seminarista Joatan Vitorino.

Com sua vinda, a comunidade contará com mais um missionário para levar a palavra de Deus para as pessoas da nossa comunidade, da matriz até a nossa capela mais distante.

Seja bem vindo seminarista Joatan mais um grão de areia a transmitir a fé, a esperança, o acreditar, e principalmente a palavra mais falada por Jesus o amor.

Pascom PRP